Archway Studios é um protótipo de espaço de trabalho-residência construído nos arredores de um viaduto ferroviário do século XIX. As limitações que impulsionaram o projeto são várias, o terreno está no centro da cidade, em uma zona industrial e adjacente a uma linha de trem.
Londres é atravessada por viadutos vitorianos. Estas estruturas dominam e dividem os bairros, criando corredores de conflito, agravados pelo uso industrial dos arcos do viaduto. Devido à desindustrialização, há abundância de localidades centrais vazias, espaços “abandonados”.
A adaptação destes a novos usos ou aplicações sociais e criativas é fundamental para as comunidades urbanas. Archway Studios ocupa parte do viaduto, uma oficina abobadada vinculada a um átrio com nichos residenciais. O projeto trabalha com o contraste entre as qualidades comprimidas e cavernosas do arco, com os espaços delgados do átrio e com as alcovas.
O edifício subverte as condições do lugar apertado, encapsulando a iluminação que amplia o espaço apesar das restrições físicas. Um anel de finas folhas de aço molda o estreito terreno, formando uma concha de proteção acústica ao redor dos espaços interiores. A luz do dia é filtrada através de fendas nas folhas de aço que permitem a entrada de luz até as profundezas do arco.
O terreno traz desafios únicos relacionados com a vibração e com os ruídos. Para resolver esta questão, o edifício é suspenso e isolado em uma base de borracha através de um invólucro independente que recobre o arco. Paredes densas de aço formam um invólucro que absorvem as cargas do edifício.
A estrutura do edifício é feita de materiais desgastados que se mimetizam com o entorno industrial. Isto proporciona intimidade e reconhecimento, mantendo conexões muito abertas com o entorno. A fachada orientada para sul maximiza o aspecto delgado e enquadra vistas para as árvores distantes.
O projeto único do edifício ajuda a destacá-lo, ainda que ofuscado por bairros vizinhos. Sendo um dos 10 mil arcos que cortam os bairros em Londres, este é um modelo que pode ser adaptado para o beneficio geral da comunidade urbana.